Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO

UNIDADE/ ATIVIDADE – 3.5: CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O conteúdo escolhido é uma proposta que esta comtemplado no currículo, bem como todos os conhecimentos, conceitos, atitudes e procedimentos de caráter formal elucidados no trabalho. Analisando as ideias de César Coll, quando faz referência para a necessidade do currículo não ser tratado como algo pronto e inacabado, mas sempre sujeito a transformações e adaptações conforme as necessidades da comunidade escolar/social, podemos verificar no currículo a necessidade de acompanhar de forma significativa as potencialidades das novas formas de conhecimento e informações, com intuito de integrar as tecnologias ao currículo, com foco no ensino e aprendizagem de acordo com a realidade e interesse da qual faz parte.
É certo afirmar que os conceitos e alguns procedimentos ligados às tecnologias não fazem parte da realidade curricular com o qual trabalhamos. Na realidade é a flexibilidade do professor em contextualizar os vários canais de aprendizagens com os alunos, faz dele um elo entre o processo de integração das mídias e a U.E.
Então, currículo é:
Para o aluno: o caminho a percorrer rumo ao conhecimento;
Para o professor: o guia, que devemos seguir para que nossas ações atinjam os fins esperados;
Para a escola: Um sistema que estabelece objetivo, a partir da divisão em disciplinas e conteúdos que devem ser trabalhados.
O conceito é amplo, entretanto, de uma coisa não podemos discordar: deve atender a realidade dos educandos, dando ênfase as suas particularidades, e servir de suporte para um convívio social crítico e participativo.

2 comentários:

  1. Seu Blog ficou muito bacana, reflete exatamente esse seu jeito menina de ser.

    Lucivan Augusto

    ResponderExcluir
  2. Vejo que você internalizou perfeitamente os conceitos de curriculo, seja para o aluno como para o professor. Todavia, ao se falar de curriculo devemos ter muita cautela, pois curriculo é por demais abrangente em suas concepções teóricas.

    Grato,
    Lucivan Augusto

    ResponderExcluir