UNIDADE/ ATIVIDADE – 3.5:
CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O conteúdo escolhido é uma
proposta que esta comtemplado no currículo, bem como todos os conhecimentos,
conceitos, atitudes e procedimentos de caráter formal elucidados no trabalho.
Analisando as ideias de César Coll, quando faz referência para a necessidade do
currículo não ser tratado como algo pronto e inacabado, mas sempre sujeito a
transformações e adaptações conforme as necessidades da comunidade escolar/social,
podemos verificar no currículo a necessidade de acompanhar de forma
significativa as potencialidades das novas formas de conhecimento e
informações, com intuito de integrar as tecnologias ao currículo, com foco no
ensino e aprendizagem de acordo com a realidade e interesse da qual faz parte.
É certo afirmar que os conceitos
e alguns procedimentos ligados às tecnologias não fazem parte da realidade
curricular com o qual trabalhamos. Na realidade é a flexibilidade do professor
em contextualizar os vários canais de aprendizagens com os alunos, faz dele um
elo entre o processo de integração das mídias e a U.E.
Então, currículo é:
• Para o aluno: o caminho a
percorrer rumo ao conhecimento;
• Para o professor: o guia, que
devemos seguir para que nossas ações atinjam os fins esperados;
• Para a escola: Um sistema que
estabelece objetivo, a partir da divisão em disciplinas e conteúdos que devem
ser trabalhados.
O conceito é amplo, entretanto,
de uma coisa não podemos discordar: deve atender a realidade dos educandos,
dando ênfase as suas particularidades, e servir de suporte para um convívio
social crítico e participativo.
Seu Blog ficou muito bacana, reflete exatamente esse seu jeito menina de ser.
ResponderExcluirLucivan Augusto
Vejo que você internalizou perfeitamente os conceitos de curriculo, seja para o aluno como para o professor. Todavia, ao se falar de curriculo devemos ter muita cautela, pois curriculo é por demais abrangente em suas concepções teóricas.
ResponderExcluirGrato,
Lucivan Augusto