Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

sábado, 28 de abril de 2012

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

          
Curso: Tecnologias na Educação –Ensinando e Aprendendo com as TICs

Unidade: I– Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade 1.2 – Quem sou como professor e aprendiz.
Cursista: Fernanda R. S. Rocha
Tutor: Lucivan Augusto da Silva
Reflexão feita a partir da entrevista com Antônio Nóvoa.

A entrevista de Antônio Nóvoa, atenta para atual realidade na qual ser professor é uma vivência bem mais complexa do que apenas deter-se ao plano de apenas transmitir, ensinar é verdadeiramente bem mais difícil que anos atrás. Chegamos ao tempo da aprendizagem virtual, novas experiências e saberes que se difundem por todos os lados.

As tecnologias como nova ferramenta pedagógica, vêm com esse desafio constante, já que os professores precisam aprender a gerenciar esses meios de forma que transforme a rotina vivida em sala de aula, levando os alunos a uma reflexão aberta e equilibrada, integrando os novos espaços de ensino e aprendizagem. Tendo em vista, que nunca a sociedade foi um espaço tão aberto à transmissão de informações com a rapidez que se tem hoje.

O perfil exigido enquanto profissional da educação requer um ser que seja capaz de superar desafios, ensinar e aprender com a mesma rapidez com que a sociedade evolui, conduzindo o aluno ao caminho que transforma a informação em conhecimento, formando pessoas de consciência crí­tica.


Em suma, como sinaliza Antônio Nóvoa, a formação docente é importante e no Brasil fica a desejar, falta investimento por em todos os aspectos. Devemos como profissionais da educação acompanhar a evolução sim, entretanto, precisamos de recursos acessíveis, de condições razoáveis de trabalho. Fica difícil ter que conviver com tantas mudanças: novas competência, habilidades, perfil, praxis educacinal e não ver mudanças quanto a valorização do profissional.


No âmbito da educação sofremos com as inúmeras mudanças que vão construindo uma nova visão e um novo papel educacional. É nesse novo processo que me vejo como aprendente, um profissional em evolução (sem amparo necessário) não apenas individual, mais também, no meio em que é necessário considerar todo o plano social, no qual não faço e não aprendo sozinha e sempre preciso...
Sabemos que as bases iniciais não bastam e a cada momento surgem novas competências que infelizmente não conseguem alcançar as transformações no mesmo ritmo em que elas acontecem.

Acredito-me como EDUCADORA de novos saberes, frente a um mundo tecnológico no qual a palavra PROFESSOR ganhou um significado bem mais amplo com desafios que preciso superar dia após dia, para não ficar no caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário