Curso: Tecnologias na Educação –Ensinando e Aprendendo com as TICs
Unidade: I– Tecnologia na
sociedade, na vida e na escola.
Atividade 1.2 – Quem sou como professor e aprendiz.
Cursista: Fernanda R. S.
Rocha
Tutor: Lucivan Augusto da Silva
Reflexão feita a partir da entrevista com Antônio Nóvoa.
A
entrevista de Antônio Nóvoa, atenta para atual realidade na qual ser professor é
uma vivência bem mais complexa do que apenas deter-se ao plano de apenas
transmitir, ensinar é verdadeiramente bem mais difícil que anos atrás. Chegamos
ao tempo da aprendizagem virtual, novas experiências e saberes que se difundem
por todos os lados.
As
tecnologias como nova ferramenta pedagógica, vêm com esse desafio constante, já
que os professores precisam aprender a gerenciar esses meios de forma que
transforme a rotina vivida em sala de aula, levando os alunos a uma reflexão
aberta e equilibrada, integrando os novos espaços de ensino e
aprendizagem.
Tendo em vista, que nunca a sociedade foi um espaço tão aberto à transmissão de
informações com a rapidez que se tem hoje.
O
perfil exigido enquanto profissional da educação requer um ser que seja capaz de
superar desafios, ensinar e aprender com a mesma rapidez com que a sociedade
evolui, conduzindo o aluno ao caminho que
transforma
a informação em conhecimento, formando pessoas de consciência
crítica.
Em
suma, como sinaliza Antônio Nóvoa, a formação docente é importante e no Brasil
fica a desejar, falta investimento por em todos os aspectos. Devemos como
profissionais da educação acompanhar a evolução sim, entretanto, precisamos de
recursos acessíveis, de condições razoáveis de trabalho. Fica difícil ter que
conviver com tantas mudanças: novas competência, habilidades, perfil, praxis
educacinal e não ver mudanças quanto a valorização do
profissional.
No
âmbito da educação sofremos com as inúmeras mudanças que vão construindo uma
nova visão e um novo papel educacional. É nesse novo processo que me vejo como
aprendente, um profissional em evolução (sem amparo necessário) não apenas
individual, mais também, no meio em que é necessário considerar todo o plano
social, no qual não faço e não aprendo sozinha e sempre
preciso...
Sabemos
que as bases iniciais não bastam e a cada momento surgem novas competências que
infelizmente não conseguem alcançar as transformações no mesmo ritmo em que elas
acontecem.
Acredito-me
como EDUCADORA de novos saberes, frente a um mundo tecnológico no qual a palavra
PROFESSOR ganhou um significado bem mais amplo com desafios que preciso superar
dia após dia, para não ficar no caminho.
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