Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Projetos de trabalhos em sala de aula

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Unidade/atividades: 3.3 - Projetos de trabalhos em sala de aula coma integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Fernanda R. Santos Rocha
 HISTÓRIA EM QUADRINHOS: NOVAS APRENDIZAGENS

Estrutura Curricular:
           
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
                   Tema
Ensino fundamental inicial
Português
Leitura e escrita de textos
Ensino fundamental inicial
Português
Tipos de linguagem

Objetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Compreender a forma composicional e estilo da história em quadrinhos;
·         Estabelecer relação sequencial de imagens;
·         Ler o gênero histórias em quadrinhos online;
·         Entender como funcionam os recursos para construção;
·         Compreender a forma composicional e estilo da história em quadrinhos;
·         Conhecer o gênero de estudo através da Internet.
·         Interpretar textos e vídeos online;
·         Associar a linguagem verbal e a visual (icônica).
Duração das atividades
04 aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Noções básicas sobre as características da H. Q.;
·         Domínio da leitura e escrita;
Estratégias e recursos da aula
Ambiente: sala de aula – Onde serão realizadas:
·         Aulas dialogadas e interativas;
·         Trabalho em grupo;
·         Estudo de texto impresso;
·         Produção de H.Q.;
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
·         Lousa;
·         O computador;
·         Data show interativo;
·         Caixa de som;
·         Impressora;
·         Xerocopiadora;
·         Caderno e lápis;
·         Cartolina;
·         Folha A-4;
·         Lápis para colorir e canetinhas hidrocor;
·         Cola ou grampeador.
Desenvolvimento:
1ª Atividade – aproximadamente 120 min:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre os principais aspectos das histórias em quadrinhos. Verificar com os alunos suas preferências e frequência com que leem H.Q. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo: Cine Gibi 4: Turma da Mônica – comprimento - 01:12:59.
2ª Atividade – aproximadamente 60 min:
Promover um diálogo com os alunos sobre o vídeo da aula anterior: Cine Gibi 4: Turma da Mônica, para que possam estabelecer as diferenças percebidas da linguagem usada na história do vídeo e da impressa. Nesta ocasião o professor expõe as características, linguagem e forma composicional do gênero, além dos espaços onde circulam esses textos.
Para facilitar a compreensão o professor poderá utilizar o data show multimídia, exibindo, desta forma, o quadrinho a seguir.
    Fonte: www.tirinhasdoze.com
Após a leitura o professor propõe a discussão a partir das questões que envolvem as características do gênero HQ:
·       Qual o formato da letra utilizado nas histórias em quadrinhos?
·       Os diálogos dos personagens aparecem aonde?
·       O que significa a expressão do  balão presente no segundo quadrinho?
Em seguida, organize os alunos em duplas ou grupos e distribua gibis da turma da Mônica, oriente-os para registrar as principais diferenças de linguagem no caderno.
Alguns exemplos:
·        Como a linguagem acontece no gibi?
·         E como acontece na história do vídeo?
3ª Atividade – aproximadamente 60 min:
Retomar com os alunos os conceitos de H.Q. das atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as características para serem utilizados na construção de histórias em quadrinhos. Após este momento, dividir a turma em duplas e distribuir pedaços de cartolina e folha A-4 com os quadros já delimitados, para que os alunos realizem a atividade proposta. O professor deverá realizar as devidas correções ortográficas para finalização dos trabalhos. Concluído esta etapa, solicitar as duplas para que troquem suas histórias com outras duplas e realizem a leitura.
Finalizar com uma cópia da H.Q. abaixo para cada aluno.



Recursos complementares:
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
·         Fontes Orais
·         Fontes Escritas
·         Fontes digitais:
Ferramenta de busca da internet: GOOGLE.
A Linguagem verbal das HQ
• Balões.
• Onomatopéias
• Interjeições.
Balão
• Contém texto ou imagens.
• No balão, usa-se letra de forma, maiúscula, desenhada a mão.
Tempo e Lugar
• Tempo e lugar, geralmente, são indicados pela própria imagem.
Legenda
• Texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história ou com a ligação entre um quadrinho e outro. A legenda pode, ainda, trazer informações sobre tempo e espaço.
Onomatopéias e interjeições
• Onomatopéias: representam graficamente os ruídos de objetos e seres. Elas acrescentam sonoridade às imagens. Nas Hqs, as onomatopéias, as imagens e o texto que aparece nos balões constroem o sentido do texto.
• Interjeições: têm o papel de expressar emoções, dor, animação, chamamento, etc.
Fonte: MENDONÇA, Márcia R.Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In:DIONÍSIO, A. P. et al (org.) Gêneros textuais e ensino.4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 205.
Avaliação
A avaliação será contínua, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, a participação e o empenho de cada um nas atividades propostas durante o desenvolvimento do plano de aula.


Conclusão, adorei tanto quanto eles!!!


Um comentário:

  1. Excelente sua atividade. Ao se trabalhar com as HQs temos uma infinidade de horizontes disponíveis para desenvolver com nossos alunos. Entretanto, vejo que grande parte dos professores ainda não
    trabalham com essa importante ferramenta de aprendizagem.

    Grato,
    Lucivan Augusto

    ResponderExcluir