CURSO TECNOLOGIAS NA
EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
UNIDADE 3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Unidade/atividades: 3.3 - Projetos de trabalhos em sala de aula coma integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Fernanda R. Santos Rocha
Cursista: Fernanda R. Santos Rocha
HISTÓRIA
EM QUADRINHOS: NOVAS APRENDIZAGENS
Estrutura Curricular:
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino
fundamental inicial
|
Português
|
Leitura e escrita
de textos
|
Ensino fundamental
inicial
|
Português
|
Tipos de linguagem
|
Objetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·
Compreender a forma composicional e estilo da
história em quadrinhos;
·
Estabelecer relação sequencial de imagens;
·
Ler o gênero histórias em quadrinhos online;
·
Entender como funcionam os recursos para
construção;
·
Compreender a forma composicional e estilo da
história em quadrinhos;
·
Conhecer o gênero de estudo através da Internet.
·
Interpretar textos e vídeos online;
·
Associar a linguagem verbal e a visual
(icônica).
Duração das atividades
04 aulas
de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
·
Noções básicas sobre as
características da H. Q.;
·
Domínio da leitura e
escrita;
Estratégias e recursos da aula
Ambiente: sala de aula – Onde serão realizadas:
·
Aulas
dialogadas e interativas;
·
Trabalho
em grupo;
·
Estudo
de texto impresso;
·
Produção
de H.Q.;
Nesta
aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
·
Lousa;
·
O computador;
·
Data show interativo;
·
Caixa de som;
·
Impressora;
·
Xerocopiadora;
·
Caderno e lápis;
·
Cartolina;
·
Folha A-4;
·
Lápis para colorir e canetinhas hidrocor;
·
Cola ou grampeador.
Desenvolvimento:
1ª Atividade
– aproximadamente
120 min:
Recomenda-se
que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre os principais
aspectos das histórias em quadrinhos. Verificar com os alunos suas preferências
e frequência com que leem H.Q. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os
alunos a assistirem o vídeo: Cine Gibi 4: Turma da Mônica – comprimento -
01:12:59.
2ª
Atividade – aproximadamente 60 min:
Promover um diálogo com os alunos
sobre o vídeo da aula anterior: Cine Gibi 4: Turma da Mônica, para que possam estabelecer
as diferenças percebidas da linguagem usada na história do vídeo e da impressa.
Nesta ocasião o professor expõe as características, linguagem e forma
composicional do gênero, além dos espaços onde circulam esses textos.
Para
facilitar a compreensão o professor poderá utilizar o data show multimídia,
exibindo, desta forma, o quadrinho a seguir.
Após
a leitura o professor propõe a discussão a partir das questões que envolvem as
características do gênero HQ:
· Qual
o formato da letra utilizado nas histórias em quadrinhos?
· Os
diálogos dos personagens aparecem aonde?
· O
que significa a expressão do balão presente no segundo quadrinho?
Em
seguida, organize os alunos em duplas ou grupos e distribua gibis da turma da
Mônica, oriente-os para registrar as principais diferenças de linguagem no
caderno.
Alguns
exemplos:
· Como a linguagem acontece no gibi?
·
E como acontece na história do vídeo?
3ª Atividade –
aproximadamente 60 min:
Retomar
com os alunos os conceitos de H.Q. das atividades já desenvolvidas
anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as características
para serem utilizados na construção de histórias em quadrinhos. Após este
momento, dividir a turma em duplas e distribuir pedaços de cartolina e folha
A-4 com os quadros já delimitados, para que os alunos realizem a atividade
proposta. O professor deverá realizar as devidas correções ortográficas para
finalização dos trabalhos. Concluído esta etapa, solicitar as duplas para que
troquem suas histórias com outras duplas e realizem a leitura.
Para esta
pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
·
Fontes Orais
·
Fontes Escritas
·
Fontes digitais:
Ferramenta
de busca da internet: GOOGLE.
A Linguagem
verbal das HQ
• Balões.
• Onomatopéias
• Interjeições.
Balão
• Contém texto
ou imagens.
• No balão,
usa-se letra de forma, maiúscula, desenhada a mão.
Tempo e Lugar
• Tempo e lugar,
geralmente, são indicados pela própria imagem.
Legenda
• Texto que
descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o
início da história ou com a ligação entre um quadrinho e outro. A legenda pode,
ainda, trazer informações sobre tempo e espaço.
Onomatopéias e
interjeições
• Onomatopéias:
representam graficamente os ruídos de objetos e seres. Elas acrescentam
sonoridade às imagens. Nas Hqs, as onomatopéias, as imagens e o texto que
aparece nos balões constroem o sentido do texto.
• Interjeições:
têm o papel de expressar emoções, dor, animação, chamamento, etc.
Fonte: MENDONÇA, Márcia R.Um gênero
quadro a quadro: a história em quadrinhos. In:DIONÍSIO, A. P. et al (org.)
Gêneros textuais e ensino.4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 205.
Avaliação
Conclusão, adorei tanto quanto eles!!!

Excelente sua atividade. Ao se trabalhar com as HQs temos uma infinidade de horizontes disponíveis para desenvolver com nossos alunos. Entretanto, vejo que grande parte dos professores ainda não
ResponderExcluirtrabalham com essa importante ferramenta de aprendizagem.
Grato,
Lucivan Augusto