3.2 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA
PLANO DA
ATIVIDADE EM SALA DE AULA
PLANEJAMENTO
EXPLORANDO A
FERRAMENTA EDUCTIVA: SOFTWARE HAGAQUÊ.
DISCIPLINA: Português (2
aulas)
COMPETENCIA: Ser capaz de compreender e interpretar textos que
circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de
ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
HABILIDADE:
·
Identificar
informações relevantes para a compreensão do sentido do gênero história em
quadrinhos;
·
Explorar
os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas
digitais, aprimorando a oralidade e a escrita de forma lúdica e prazerosa;
·
Caracterizar
personagens a partir de descrições apresentadas, de ações por elas realizadas e
do modo como se expressam;
·
Reconhecer
a relação entre imagem (ilustrações, história em quadrinhos) e texto verbal, na
atribuição de sentido ao texto;
·
Ler em voz alta, com fluência e expressão atendendo à pontuação;
CONTEÚDO: Gênero
história em quadrinhos: a narrativa por meio de imagens; os códigos verbais e
não verbais; os sinais gráficos: balões, traços indicadores de movimento.
SITUAÇÃO
DIDÁTICA:
·
Conduzir
os alunos ao laboratório de informática;
·
Dispor
os alunos em círculo;
·
Iniciar
com uma conversação para entendimento do tema a ser trabalhado;
·
Demonstração
feita pela professora, utilizando o data show;
·
Orientação
para criar histórias coletivas no Hagaquê;
·
Escolha
do título, das figuras e frases da história em quadrinhos a ser construída;
·
Desenvolvimento
e desfecho final;
·
Impressão
das cópias das histórias para colagem no caderno de produção textual;
·
Socialização
e reconto em sala de aula;
·
Divulgação
dos trabalhos no blog da escola.
RECURSOS:
·
Laboratório
de informática;
·
Computadores;
·
Sftware
Hagaquê;
·
Internet;
·
Data
show;
·
Pendrive.
AVALIAÇÃO:
A partir do desenvolvimento de cada
etapa da atividade propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário