Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CONCEITUANDO HIPERTEXTO

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tema: Unidade 2
Subtema: Atividade 2.3– Conceituando hipertexto 
Cursistas:Fernanda R. S. Rocha
Tutor: Lucivam Augusto da Silva
                                                           MEU CONCEITO DE HIPERTEXTO


Para entender a ideia de hipertexto, naveguei por inúmeros links, os resultados de busca foram inúmeros. Logo no início, deparei-me com o conceito apresentado no Wikipédia, no qual “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto)

Constituindo uma relação de estruturas interativas com outros documentos, ligadas por palavras chave ou algum ícone atrativo.

Em entrevista ao programa a Vitrine Demi Getschko (2000) explica que hipertexto "É uma forma resumida de inserir a informação na internet, que se expande através dos links". (Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=iphEbL4KS2o)

Podemos entender ainda como “algo que vai além do texto tradicional, onde a leitura não é linear, mas em rede, interativa”.


Aqui está sintetizado o hipertexto na linguagem digital. O conceito de fato, fica ainda muito incerto, tendo em vista que, muitos estudiosos têm pontos de vista diferentes quanto à vinculação do hipertexto somente ao espaço da internet. Ainda sim, quando ouvimos falar em hipertexto a idéia, mais aceitável, que nos vem à cabeça, estão ancorados no contexto digital. De qualquer maneira é, sem dúvida, uma ferramenta que contribui de maneira satisfatória no contexto escolar, por possuir um enfoque autonomo e interpretativo que o aluno é obrigado a assumir no ambiente virtual. Reforçando essa ideia a pesquisadora Vera Lúcia M. de O. e Paiva, destaca que “o hipertexto se caracteriza pela não linearidade, pela liberdade do percurso que o leitor pode construir.” (http://www.letramagna.com/entrevistavera.htm).

Dessa maneira, verifica-se que a ideia central do hipertexto, remete a grande teia que oferece ao leitor praticidade, velocidade de acesso, baixo custo, facilidade de manuseio e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário