Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

sábado, 28 de abril de 2012

“Sociedade da aprendizagem e o desafio em converter a informação em conhecimento”.(Juan Ignácio Pozo)

Curso: Tecnologias na Educação – Ensinando e Aprendendo com as TICs
Unidade: I– Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Atividade 1.1 – Reflexões iniciais
Cursista: Andréia Brito B. Soares e Fernanda R. S. Rocha(atividade realizada em dupla)
Tutor: Lucivan Augusto da Silva

 
Vivemos em uma sociedade exigente e competitiva onde, as informações surgem a todo o momento, as transformações acontecem constantemente nas mais diversas áreas. Com isso as pessoas precisam estar preparadas para receber essas informações, pois isso é uma exigência cada vez mais crescente na sociedade atual.

No texto de Juan Ignácio Pozo, vem abordando a questão da nova cultura do conhecimento, a rapidez e flexibilidade do conhecimento, o surgimento acelerado da informação e a falta de preparo em absorver esse conhecimento que surgem exacerbadamente. Segundo o autor vivemos em uma sociedade da aprendizagem e do conhecimento, na qual precisamos adquirir capacidades de ordenar e converter as informações em conhecimentos relevantes, de modo que forme um cidadão com plenas capacidades de refletir e interpretar criticamente.

Segundo o autor, é principalmente no âmbito educacional, onde requer o melhor preparo para a transformação e difusão dessas informações, fazendo assim, com que os alunos possam atender as exigências dessa nova sociedade da aprendizagem e ter acesso a essas informações. O autor apresenta cinco tipos de capacidades que o professor precisa pensar para uma aprendizagem eficaz, sendo: Preparar o aluno para a aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação dessas informações, sendo assim é necessário, além de mudar as formas de aprender do aluno é imprescindível que haja uma mudança na prática pedagógica do professor, enquanto mediador do conhecimento.

Diante do exposto, devemos como educadores refletir sobre as formas pelas quais essa nova cultura da aprendizagem é aceita pelo receptor. Tendo em vista, o processo pelo qual a informação precisa passar, para que seja um conhecimento relevante, gerando no receptor uma ação reflexiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário