Curso: Tecnologias na Educação –
Ensinando e Aprendendo com as TICs
Unidade: I– Tecnologia na sociedade, na
vida e na escola.
Atividade 1.1 – Reflexões iniciais
Cursista: Andréia Brito B. Soares e
Fernanda R. S. Rocha(atividade realizada em dupla)
Tutor: Lucivan Augusto da Silva
Vivemos em uma sociedade exigente e
competitiva onde, as informações surgem a todo o momento, as transformações
acontecem constantemente nas mais diversas áreas. Com isso as pessoas precisam
estar preparadas para receber essas informações, pois isso é uma exigência cada
vez mais crescente na sociedade atual.
No texto de Juan Ignácio Pozo, vem abordando
a questão da nova cultura do conhecimento, a rapidez e flexibilidade do
conhecimento, o surgimento acelerado da informação e a falta de preparo em
absorver esse conhecimento que surgem exacerbadamente. Segundo o autor vivemos
em uma sociedade da aprendizagem e do conhecimento, na qual precisamos adquirir
capacidades de ordenar e converter as informações em conhecimentos relevantes,
de modo que forme um cidadão com plenas capacidades de refletir e interpretar
criticamente.
Segundo o autor, é principalmente no âmbito
educacional, onde requer o melhor preparo para a transformação e difusão dessas
informações, fazendo assim, com que os alunos possam atender as exigências
dessa nova sociedade da aprendizagem e ter acesso a essas informações. O autor
apresenta cinco tipos de capacidades que o professor precisa pensar para uma
aprendizagem eficaz, sendo: Preparar o aluno para a aquisição, interpretação,
análise, compreensão e comunicação dessas informações, sendo assim é necessário,
além de mudar as formas de aprender do aluno é imprescindível que haja uma
mudança na prática pedagógica do professor, enquanto mediador do conhecimento.
Diante do exposto, devemos como educadores
refletir sobre as formas pelas quais essa nova cultura da aprendizagem é aceita
pelo receptor. Tendo em vista, o processo pelo qual a informação precisa
passar, para que seja um conhecimento relevante, gerando no receptor uma ação
reflexiva.
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