Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

sábado, 28 de abril de 2012

REFLEXÃO: ENTREVISTA DO PROFº LADISLAU DOWBOR

Curso: Tecnologias na Educação– Ensinando e Aprendendo com as TICs
Unidade: I– Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Subtema: Atividade 1.3 – Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Cursista: Prof. Fernanda Rocha
Tutor: Lucivam Augusto da Silva

“... a escola tem que repensar o seu papel. A visão geral, é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimentos...” (Dowbor, L., 2001)
 
A entrevista do Dr. Ladislau, aborda o contexto educacional e a maneira como a escola vem direcionando os saberes tecnológicos, como essa forma de aprender vem sendo acompanhada pelas escolas, qual a postura que a mesma adotou para acompanhar e preparar não só os educandos, mas, também os educadores para a utilização da tecnologia, repensando seu papel de formadora, frente os diversos espaços e conhecimentos disponíveis no meio social, para que o leitor consiga de fato, em meio ao volume de informações, selecionar o lixo eletrônico do material significativo, necessário à formação de um cidadão autônomo e de consciência global, como forma de dar continuidade a tarefa fundamental a educação, preparando para uma nova cultura de aprendizagem.

São muitos os questionamentos e discussões referentes à questão das novas formas de saberes e o processo educacional. Como se usa? Qual o método? De onde vem o conhecimento? Falta capacitação sem pular etapas. É necessário um olhar mais cuidadoso e questionador em busca de superações, tendo em vista que a formação do profissional precisa ter começo e continuidade, não adiante continuar o que não teve começo, ou não estaremos falando em qualidade. Nessa visão, são dois os processos que precisam ser analisados: acesso e inclusão, sabemos que cerca de 85% dos profissionais da educação possuem o acesso as tecnologias, será que todos possuem inclusão a esse mundo, que afinal, não é tão novo assim. A grande diferença é que hoje são exigidas como forma de dominar, estimular, preparar e adaptar para a inovação metodológica na prática.

A escola não conseguiu ainda visualizar de forma geral, que a metodologia precisa ser trabalhada passando por um novo processo formativo, repensando o ambiente escolar a partir de novas experiências.

Embora o mundo esteja globalizado, ainda vivemos em uma sociedade que visualiza a escola com um forte peso de metodologias baseados no mundo do quadro, giz, livro didático e repetindo a cada ano os mesmos processos de sempre; ainda há certa resistência em aceitar a substituição ou aprimoramento aquilo que há muito tempo esteve sempre do mesmo jeito, são séculos de história e só hoje vivemos a verdadeira EVOLUÇAO DA EDUCAÇÃO, um caminho sem volta.

Hoje o professor deixou e ser apenas um lecionador para ser um mediador do conhecimento.
 
“... a escola que tem no conhecimento a sua matéria prima tem e assumir um papel muito mais central.” (Dowbor, L., 2001)

(Entrevista dispinível em: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY&noredirect=1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário