Curso: Tecnologias na Educação– Ensinando e
Aprendendo com as TICs
Unidade: I– Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Subtema: Atividade 1.3 – Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Cursista: Prof. Fernanda Rocha
Tutor: Lucivam Augusto da Silva
(Entrevista dispinível em: http://www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY&noredirect=1)
Unidade: I– Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Subtema: Atividade 1.3 – Entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor
Cursista: Prof. Fernanda Rocha
Tutor: Lucivam Augusto da Silva
“... a escola tem que repensar o seu papel. A visão geral, é que
precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos
diversos espaços de conhecimentos...” (Dowbor, L., 2001)
A entrevista do Dr.
Ladislau, aborda o contexto educacional e a maneira como a escola vem direcionando
os saberes tecnológicos, como essa forma de aprender vem sendo acompanhada
pelas escolas, qual a postura que a mesma adotou para acompanhar e preparar não
só os educandos, mas, também os educadores para a utilização da tecnologia, repensando seu papel de
formadora, frente os diversos espaços e conhecimentos disponíveis no meio
social, para que o leitor consiga de fato, em meio ao volume de informações, selecionar
o lixo eletrônico do material significativo, necessário à formação de um
cidadão autônomo e de consciência global, como forma de dar continuidade a
tarefa fundamental a educação, preparando para uma nova cultura de
aprendizagem.
São muitos os questionamentos e discussões referentes à questão das novas
formas de saberes e o processo educacional. Como se usa? Qual o método? De onde
vem o conhecimento? Falta capacitação sem pular etapas. É necessário um olhar
mais cuidadoso e questionador em busca de superações, tendo em vista que a
formação do profissional precisa ter começo e continuidade, não adiante
continuar o que não teve começo, ou não estaremos falando em qualidade. Nessa
visão, são dois os processos que precisam ser analisados: acesso e inclusão,
sabemos que cerca de 85% dos profissionais da educação possuem o acesso as
tecnologias, será que todos possuem inclusão a esse mundo, que afinal, não é
tão novo assim. A grande diferença é que hoje são exigidas como forma de
dominar, estimular, preparar e adaptar para a inovação metodológica na prática.
A escola não conseguiu ainda visualizar de forma geral, que a metodologia
precisa ser trabalhada passando por um novo processo formativo, repensando o
ambiente escolar a partir de novas experiências.
Embora o mundo esteja globalizado, ainda vivemos em uma sociedade que
visualiza a escola com um forte peso de metodologias baseados no mundo do
quadro, giz, livro didático e repetindo a cada ano os mesmos processos de
sempre; ainda há certa resistência em aceitar a substituição ou aprimoramento
aquilo que há muito tempo esteve sempre do mesmo jeito, são séculos de história
e só hoje vivemos a verdadeira EVOLUÇAO DA EDUCAÇÃO, um caminho sem volta.
Hoje o professor deixou e ser apenas um lecionador para ser um mediador
do conhecimento.
“... a escola que tem no conhecimento a sua matéria prima tem e assumir
um papel muito mais central.” (Dowbor, L., 2001)
Nenhum comentário:
Postar um comentário