Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Guaraí/Miracema, To, Brazil
Eu sou... aquela mulher em corpo de menina...Eu sou aquela que tem Deus como seu porto seguro...Sou apaixonada por minha família. Eu sou aquela... que não é perfeita... mas tenta dar o seu melhor em tudo!!! Sou eu assim em mim.

SEJA BEM VINDO!!!

Minha vida na educação: Cursos e atividades.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MÍDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS

Atividade 4.3 – ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MÍDIAS NAS NOSSAS ESCOLAS


O texto de Silvio Pereira da Costa relata uma experiência de pesquisa de campo com práticas pedagógicas que utilizam as mídias como suporte para ampliar o processo de ensino e aprendizagem.

O professor Silvio P. da Costa coloca que “hoje, escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores.” Como vemos os meios de comunicação foram incluídos como mecanismos transmissores de conhecimentos e embutido de novos desafios por fazer uso de diferentes linguagens, o que permite com que o aluno desenvolva autonomia ao buscar e adquirir novos conhecimentos por meio das tecnologias.

REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DE MATERIAL MULTIMÍDIA


Atividade 4.2 – REPOSITÓRIOS EDUCACIONAIS DE MATERIAL MULTIMÍDIA


No site do portal do professor é possível navegar em links http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html educativos e cheios de ideias interessantes, que podem ser adaptadas para realidade de cada localidade.

Navegando no site podemos encontrar muitas informações editadas através de: vídeos, projetos, planos, e outros textos jornalísticos. É uma grande quantidade de recursos oferecidas no site, que podem tanto ser utilizado para estudo como pesquisa.

O espaço do site o professor é diversificado onde o professor pode publicar aulas, projetos e outros tipos de materiais e deixa-los disponíveis para que outros interessados tenham acesso através do site.

CONHECENDO OBJETIVOS EM MULTIMÍDIA

Atividade 4.1-Conhecendo objetos em multimídia

     A proposta da atividade 4.1 sobre os vídeos disponíveis na internet é uma análise das obras que trabalham de formas diferentes, uns sem o auxílio de recursos tecnológico para produzir os sons e outro que acrescentou de forma significativa o uso dos recursos multimídia em sua execução com imagens reais apresentadas a partir de várias formas. São imagens que possibilitam a leitura visual e auditiva fazendo uso dos movimentos, sons e texturas ambientais, unindo assim, a forma real e a forma abstrata, integrando o trabalho da montagem visual a sonora, o que nos permite fazer comparações riquíssimas das diversas tecnologias.

 SOBRE OS VÍSEOS INDICADOS:

·         O vídeo POP - Trabalha com a produção de diferentes sons a partir de objetos simples como balões;

·         O vídeo BLOCO DO PASSO – SALTOS NO TEMPO; Trabalha o movimento e os sons musicais produzidos com o próprio corpo em sintonias com palmas e passos;

·         O vídeo da entrevista de LUCAS – O PASSO: O professor Lucas faz um breve relato de como se deu a criação da obra e como se deu a partitura. Observando o vídeo é possível perceber que o grupo só conseguiu a sintonia depois de muitos treinamentos. Portanto um trabalho que exige estudo antecipado para compreensão do que será aparentado dos objetivos que se deseja alcançar e de como o público visualizará todo o trabalho.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO

UNIDADE/ ATIVIDADE – 3.5: CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
O conteúdo escolhido é uma proposta que esta comtemplado no currículo, bem como todos os conhecimentos, conceitos, atitudes e procedimentos de caráter formal elucidados no trabalho. Analisando as ideias de César Coll, quando faz referência para a necessidade do currículo não ser tratado como algo pronto e inacabado, mas sempre sujeito a transformações e adaptações conforme as necessidades da comunidade escolar/social, podemos verificar no currículo a necessidade de acompanhar de forma significativa as potencialidades das novas formas de conhecimento e informações, com intuito de integrar as tecnologias ao currículo, com foco no ensino e aprendizagem de acordo com a realidade e interesse da qual faz parte.
É certo afirmar que os conceitos e alguns procedimentos ligados às tecnologias não fazem parte da realidade curricular com o qual trabalhamos. Na realidade é a flexibilidade do professor em contextualizar os vários canais de aprendizagens com os alunos, faz dele um elo entre o processo de integração das mídias e a U.E.
Então, currículo é:
Para o aluno: o caminho a percorrer rumo ao conhecimento;
Para o professor: o guia, que devemos seguir para que nossas ações atinjam os fins esperados;
Para a escola: Um sistema que estabelece objetivo, a partir da divisão em disciplinas e conteúdos que devem ser trabalhados.
O conceito é amplo, entretanto, de uma coisa não podemos discordar: deve atender a realidade dos educandos, dando ênfase as suas particularidades, e servir de suporte para um convívio social crítico e participativo.

Projetos de trabalhos em sala de aula

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
UNIDADE 3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS.
Unidade/atividades: 3.3 - Projetos de trabalhos em sala de aula coma integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Fernanda R. Santos Rocha
 HISTÓRIA EM QUADRINHOS: NOVAS APRENDIZAGENS

Estrutura Curricular:
           
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
                   Tema
Ensino fundamental inicial
Português
Leitura e escrita de textos
Ensino fundamental inicial
Português
Tipos de linguagem

Objetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Compreender a forma composicional e estilo da história em quadrinhos;
·         Estabelecer relação sequencial de imagens;
·         Ler o gênero histórias em quadrinhos online;
·         Entender como funcionam os recursos para construção;
·         Compreender a forma composicional e estilo da história em quadrinhos;
·         Conhecer o gênero de estudo através da Internet.
·         Interpretar textos e vídeos online;
·         Associar a linguagem verbal e a visual (icônica).
Duração das atividades
04 aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·         Noções básicas sobre as características da H. Q.;
·         Domínio da leitura e escrita;
Estratégias e recursos da aula
Ambiente: sala de aula – Onde serão realizadas:
·         Aulas dialogadas e interativas;
·         Trabalho em grupo;
·         Estudo de texto impresso;
·         Produção de H.Q.;
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
·         Lousa;
·         O computador;
·         Data show interativo;
·         Caixa de som;
·         Impressora;
·         Xerocopiadora;
·         Caderno e lápis;
·         Cartolina;
·         Folha A-4;
·         Lápis para colorir e canetinhas hidrocor;
·         Cola ou grampeador.
Desenvolvimento:
1ª Atividade – aproximadamente 120 min:
Recomenda-se que o professor inicie a atividade questionando os alunos sobre os principais aspectos das histórias em quadrinhos. Verificar com os alunos suas preferências e frequência com que leem H.Q. Terminada esta etapa, o docente deve convidar os alunos a assistirem o vídeo: Cine Gibi 4: Turma da Mônica – comprimento - 01:12:59.
2ª Atividade – aproximadamente 60 min:
Promover um diálogo com os alunos sobre o vídeo da aula anterior: Cine Gibi 4: Turma da Mônica, para que possam estabelecer as diferenças percebidas da linguagem usada na história do vídeo e da impressa. Nesta ocasião o professor expõe as características, linguagem e forma composicional do gênero, além dos espaços onde circulam esses textos.
Para facilitar a compreensão o professor poderá utilizar o data show multimídia, exibindo, desta forma, o quadrinho a seguir.
    Fonte: www.tirinhasdoze.com
Após a leitura o professor propõe a discussão a partir das questões que envolvem as características do gênero HQ:
·       Qual o formato da letra utilizado nas histórias em quadrinhos?
·       Os diálogos dos personagens aparecem aonde?
·       O que significa a expressão do  balão presente no segundo quadrinho?
Em seguida, organize os alunos em duplas ou grupos e distribua gibis da turma da Mônica, oriente-os para registrar as principais diferenças de linguagem no caderno.
Alguns exemplos:
·        Como a linguagem acontece no gibi?
·         E como acontece na história do vídeo?
3ª Atividade – aproximadamente 60 min:
Retomar com os alunos os conceitos de H.Q. das atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as características para serem utilizados na construção de histórias em quadrinhos. Após este momento, dividir a turma em duplas e distribuir pedaços de cartolina e folha A-4 com os quadros já delimitados, para que os alunos realizem a atividade proposta. O professor deverá realizar as devidas correções ortográficas para finalização dos trabalhos. Concluído esta etapa, solicitar as duplas para que troquem suas histórias com outras duplas e realizem a leitura.
Finalizar com uma cópia da H.Q. abaixo para cada aluno.



Recursos complementares:
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
·         Fontes Orais
·         Fontes Escritas
·         Fontes digitais:
Ferramenta de busca da internet: GOOGLE.
A Linguagem verbal das HQ
• Balões.
• Onomatopéias
• Interjeições.
Balão
• Contém texto ou imagens.
• No balão, usa-se letra de forma, maiúscula, desenhada a mão.
Tempo e Lugar
• Tempo e lugar, geralmente, são indicados pela própria imagem.
Legenda
• Texto que descreve algum fato ou informa alguma coisa, geralmente relacionada com o início da história ou com a ligação entre um quadrinho e outro. A legenda pode, ainda, trazer informações sobre tempo e espaço.
Onomatopéias e interjeições
• Onomatopéias: representam graficamente os ruídos de objetos e seres. Elas acrescentam sonoridade às imagens. Nas Hqs, as onomatopéias, as imagens e o texto que aparece nos balões constroem o sentido do texto.
• Interjeições: têm o papel de expressar emoções, dor, animação, chamamento, etc.
Fonte: MENDONÇA, Márcia R.Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In:DIONÍSIO, A. P. et al (org.) Gêneros textuais e ensino.4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 205.
Avaliação
A avaliação será contínua, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos, a participação e o empenho de cada um nas atividades propostas durante o desenvolvimento do plano de aula.


Conclusão, adorei tanto quanto eles!!!


3.2 CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA

PLANO DA ATIVIDADE EM SALA DE AULA
PLANEJAMENTO
EXPLORANDO A FERRAMENTA EDUCTIVA: SOFTWARE HAGAQUÊ.
DISCIPLINA: Português (2 aulas)
COMPETENCIA: Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.

HABILIDADE:
·         Identificar informações relevantes para a compreensão do sentido do gênero história em quadrinhos;
·         Explorar os diferentes recursos disponibilizados pela internet e pelas ferramentas digitais, aprimorando a oralidade e a escrita de forma lúdica e prazerosa;
·         Caracterizar personagens a partir de descrições apresentadas, de ações por elas realizadas e do modo como se expressam;
·         Reconhecer a relação entre imagem (ilustrações, história em quadrinhos) e texto verbal, na atribuição de sentido ao texto;
·         Ler em voz alta, com fluência e expressão atendendo à pontuação;

CONTEÚDO: Gênero história em quadrinhos: a narrativa por meio de imagens; os códigos verbais e não verbais; os sinais gráficos: balões, traços indicadores de movimento.

SITUAÇÃO DIDÁTICA:
·         Conduzir os alunos ao laboratório de informática;
·         Dispor os alunos em círculo;
·         Iniciar com uma conversação para entendimento do tema a ser trabalhado;
·         Demonstração feita pela professora, utilizando o data show;
·         Orientação para criar histórias coletivas no Hagaquê;
·         Escolha do título, das figuras e frases da história em quadrinhos a ser construída;
·         Desenvolvimento e desfecho final;
·         Impressão das cópias das histórias para colagem no caderno de produção textual;
·         Socialização e reconto em sala de aula;
·         Divulgação dos trabalhos no blog da escola.
RECURSOS:
·         Laboratório de informática;
·         Computadores;
·         Sftware Hagaquê;
·         Internet;
·         Data show;
·         Pendrive.
AVALIAÇÃO:

A partir do desenvolvimento de cada etapa da atividade propostas.